quarta-feira, 4 de maio de 2016

Mini Jardim

mini-jardim

Olha que idéia boa que achei, muito facil de fazer e baratinho, legal também para quem tem pouco contato com a natureza e quer ficar pertinho dela, né? Ideal para quem mora em apartamento e não pode ter um jardim, achei lidinho!!!

COMO FAZER UM MINIJARDIM

1. ESCOLHA O RECIPIENTE: separe um recipiente, transparente ou não, de pequeno porte. Se tiver um furo, forre toda a base com uma folha de filtro de café (achado em supermercados) para que as pedras não caiam. Pode ser vidro, cerâmica, caneca quebrada ou pote de iogurte. Tenha em mente as plantas que pretende utilizar e como ficarão dispostas no recipiente de forma a ter espaço para criar o minijardim.

2. DRENAGEM: as pedras cumprem o papel de drenagem. Para o minijardim, não importa o tamanho desses objetos, mas terem PH neutro e serem de rio, não de mar. Se o recipiente não for transparente, preencha um pouco menos da metade com pedras. Se for, calcule a altura em que deseja deixar a planta antes de inserir as pedras. Pode fazer camadas de pedras diferentes neste caso, o efeito é bem bonito.

3. TERRA + AREIA: dependendo das plantas escolhidas, é preciso misturar a terra (substrato) com areia, como no caso de suculentas e cactos, pois a areia ajudará a manter o solo não hidratado. Em plantas de climas tropicais, a quantidade de areia a ser colocada pode ser mínima ou nula. O importante, nesta fase, é compactar um pouco a terra ao redor da planta a fim de mantê-la firme, sem esmagar. Para facilitar, coloque um pouco da terra antes de inserir a planta.

4. PLANTAS: acomode as plantas com as mesmas características de rega, drenagem e luminosidade. Caso queira criar cenários no minijardim, evite inserir a planta no centro do recipiente. Coloque-a em uma das pontas e ganhará mais espaço para a finalização.

5. FINALIZAÇÃO: é hora de soltar a criatividade. Vale criar miniaturas, utilizar sobras de brinquedos, botões, tecidos, areia colorida e galho de árvore. Crie cenários, paisagens que lembrem viagens realizadas, locais que te inspiram. Utilize cores e contrastes.

Um comentário:

  1. Adoro este tipo de decoração :)
    Segui o blog, beijinhos
    Aqui fica o meu, www.prettyinpinkmc.blogspot.pt

    ResponderExcluir