terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Usar roupas apertadas faz mal a saúde

cintura_img_principal_materia

As calças leggings são queridinhas das mulheres, mas será que seu uso é mesmo recomendado? As roupas muito justas podem ser vilãs silenciosas, trazendo problemas como celulites e até varizes. Para se proteger, conheça cinco riscos das peças apertadas para a sua saúde.


“Esse tipo de roupas, especialmente as jeans, não só atrapalham a circulação como também contribuem para o surgimento de coágulos sanguíneos, que pode até desencadear infartos pulmonares”. A roupa apertada também é responsável pelo aumento da retenção de líquidos e toxinas, com risco de depósito de gorduras em algumas partes do corpo.

Cintas e bodys não podem ser muito justos.

Outra queridinha das mulheres, a cinta modeladora muito apertada também pode machucar a pele e impedir a passagem do sangue na região abdominal, e não deve ser usada com frequência: “Uma boa parte das pessoas acredita que o uso diário da cinta modeladora irá emagrecer, mas elas estão muito enganadas. O principal objetivo da cinta é pós-operatório, pois auxilia na cicatrização, reforça a musculatura e diminui o inchaço, impedindo sangramentos ou deslocamento da pele. Evite comprar um número menor para não obter um resultado indesejado”.

Varizes

As varizes podem surgir por conta das roupas apertadas, e por isso é melhor evitar esse tipo de peças no guarda-roupa. “A progesterona, hormônio feminino, provoca uma dilatação das veias, o que favorece o surgimento das varizes. E com o uso frequente de roupas apertadas a circulação fica prejudicada e contribui para os primeiros vasinhos nas pernas. Além disso, quem tem predisposição genética ou toma algum tipo de contracepção hormonal tem mais chances de desenvolver o problema”.

Celulite

Os temidos furinhos, que nem sempre são fáceis de resolver, também surgem com o uso de calças muito apertadas, além de aumentar o grau em quem já os possui.  “A celulite já prejudica a circulação sanguínea e com o uso desses acessórios a passagem do sangue fica ainda mais comprometida, o que pode contribuir para a evolução do grau da celulite. Ou seja, quem tem celulite de grau 1 pode passar a ter o grau 2 ou 3”.

Respiração

Já sentiu falta de ar de uma hora para outra? A culpa pode ser de uma peça apertada, como um sutiã, uma calça ou até mesmo sua blusa: “Não só a calça jeans, mas cintos apertados impedem a passagem do ar pelo corpo, sem contar que o ar só consegue chegar à parte alta do tórax.  Esse processo é chamado de respiração curta, pois deixa o cérebro sem oxigênio, além de provocar consequências como a diminuição de concentração e ansiedade”.

Dor nas costas

“Camisas que impedem o movimento dos braços ou uma combinação de roupas justas, sobrecarrega os músculos e as vértebras, o que exige um maior esforço na hora de realizar um movimento. Por isso, muitas vezes a pessoa reclama de dor na coluna, sensação de peso, ardência e formigamento nos ombros”.

Má digestão

Tudo que pressiona a região abdominal pode gerar uma má digestão, e deve ser evitado:  “A pressão dessas roupas pressionam o estômago, causando azia e refluxo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário