sábado, 13 de dezembro de 2014

7 reflexos a se adquirir para comer menos açúcar

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DIMINUA O AÇÚCAR

Quando se é criança, somos atraídos antes de tudo pelos alimentos doces e, envelhecendo, é de novo para o açúcar que nosso paladar se volta. Provavelmente isto se explica pois o açúcar fornece muita energia, pronta para ser usada. A glicose, além do mais, é muito importante para o cérebro.

No entanto o açúcar branco refinado não é exatamente o melhor para a saúde. De fato, ele é calórico, ele é rapidamente absorvido por nosso corpo e ele é pobre em nutrientes. Em resumo, ele faz você ingerir calorias vazias, nulas. Nestes últimos anos, os nutricionistas nos encorajam, portanto, a reduzir o consumo de açúcar.

 

DIMINUA GRADUALMENTE

Quando se trata de questões de saúde e de alimentação, as mudanças bruscas, drásticas não são nunca boas. Hipócrates já dizia isto! Então comece por colocar somente uma colherinha de açúcar em seu café (em vez de duas bem cheias) ou a tomar infusões e chás sem nada colocar. Seu paladar vai se habituar gradualmente.

ESCOLHA AÇÚCARES NATURAIS

O açúcar branco refinado feito com a beterraba é uma invenção muito recente (da época de Napoleão) e o açúcar comum também só foi introduzido na cozinha em meados do século XVII. Mas como se fazia antes para adoçar os pratos? Bem, utilizava-se mel ou um caldo feito com o suco da cana de açúcar espremida, por exemplo.

Se você não gosta dos produtos naturais, você pode utilizar a stevia, xarope de bordo, ou golden syrup (xarope da cana de açúcar não refinado). O ponto forte destes produtos alternativos reside no fato de que eles trazem nutrientes (fibras, vitaminas) e que para alguns, eles ficam mais tempo no corpo: o que evita as fomes frequentes. Em resumo, prefira açúcares não refinados, é melhor para a saúde.

 

LEIA OS RÓTULOS DAS EMBALAGENS

Nós sabemos: os produtos do comércio são frequentemente ricos em açúcar. Então, leia bem os rótulos. Em resumo, guarde bem que 10 g de açúcar para 100 g de produto é muito. Evite portanto os refrigerantes e guloseimas industriais tanto quanto possível.

 

E SAIBA MAIS SOBRE O QUE OS RÓTULOS DIZEM...

Nos encontramos às vezes com uma lista de ingredientes muito obscuros como xarope de glucose, sacarose, frutose, dextrose, etc. O que que é isto? Nada mais que açúcar! Fique bem atento quando você lê estes nomes nas embalagens e verifique também se eles estão presentes em quantidade razoável ou não.

 

FAÇA VOCÊ MESMA SEUS BOLOS E DOCES

A melhor maneira de não exagerar no açúcar consiste em preparar seus próprios doces, bolos,sobremesas e guloseimas e dosar o açúcar em função do gosto, sem exagero. Você pode retirar sem problema um terço do açúcar da maioria das receitas. Mas não ultrapasse esta porcentagem pois sua receita pode ficar sem uma boa textura, ou sabor...

 

PORCURE GUARDAR UM POUCO DE GLICOSE ESTÁVEL NO SANGUE

Algumas vezes, nos lançamos sobre guloseimas porque estamos com fome. Resultado: absorvemos uma grande quantidade de açúcar de uma só vez. Isto não aconteceria se tivéssemos o habito de comer uma fruta ou um iogurte entre as refeições. Desta forma armazenaríamos uma taxa de glicose estável no sangue e não teríamos esta necessidade de preencher estes vazios no estômago.

 

DESCONFIE DOS AÇÚCARES ESCONDIDOS

Eheheh! O açúcar está absolutamente em tudo, mesmo lá onde você não imagina! Você sabia que mesmo os cereais do cafe da manhã estão cheios? Dê preferência portanto aos flocos de milho ou arroz naturais. Da mesma maneira verifique se o suco de frutas que você compra no supermercado não leva acréscimo de açúcar.

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