sexta-feira, 25 de julho de 2014

Você sabe como equipar seu armário com utensílios de limpeza?

ec27_enfim-casada

Em uma rápida visita ao supermercado, nas gôndolas de produtos e utensílios de limpeza, é possível ter diversas reações ao mesmo tempo: espanto, alívio, surpresa, alegria e desespero são apenas algumas delas. Ficamos surpresos, aliviados e alegres por termos cada vez mais uma série de produtos que nos ajuda na limpeza da casa. Ao mesmo tempo, ficamos espantados e desesperados pela oferta infinita de produtos que prometem a mesma coisa e, claro, os preços, muitas vezes abusivos.

Mas será que precisamos mesmo de tudo isso para limpar a casa? Donna Smallin, autora do livro Casa Limpa e Organizada, sugere examinar o que se tem - produtos, acessórios e utensílios -, os mais adequado são os que facilitam o trabalho doméstico. Ela sugere também descartar o que não usa mais, substituir o que não tem conserto e reparar o que estiver quebrado.

E ela tem razão. Quantas vezes ficamos com peças em casa quebradas, só ocupando espaço e reclamando que nunca conseguimos arrumar? Essa análise é o primeiro passo para colocar essa parte da casa em ordem.

- aspirador de pó: há diversos tipos, por isso, escolha aquele que se adapte às suas necessidades. Lembre-se que o vertical é uma boa escolha para casas com muitos tapetes ou carpetes e o sem fio é prático, principalmente para emergências. Preste atenção também aos acessórios, como tubo longo, bocal para limpar cantos e escova para limpeza de estofados. Quem tem alergia precisa de uma atenção extra, buscando opções com sistema de filtragem de alérgicos nocivos.

- vassoura e pá de lixo: tenha mais de uma vassoura e escolha baseado no tipo de ambiente que você tem. As mais macias para dentro de casa e as mais grossas para esfregar pisos frios. Para quem tem área externa como quintal e terraço, vale uma vassoura apenas para esse local. Uma pá geralmente é suficiente.

- esfregão e rodo: o primeiro pode ser usado para absorver água, limpar assoalhos de madeira e até para passar cera líquida. É uma forma higiênica de limpar, já que evita o contado das mãos com a água suja, por exemplo. O rodo é mais tradicional, embora já tenha versões mais modernas desse objeto. Tem quem opte por um ou outro, mas sugiro ter os dois.

- baldes e/ou bacias: dois são suficientes para a limpeza e acrescente uma cesta para transportar os produtos de um cômodo ao outro. Uma bacia pode servir para isso também, evitando respingar produtos pela casa.

- luvas de borracha: importante para proteger as mãos contra sujeiras, germes e produtos químicos, principalmente quem tem alergia.

- panos de limpeza: esse item é fundamental e opte pela qualidade. Outra dica importante é comprar cores diferentes para identificar aqueles que são de banheiro. Para a lavagem, cada pessoas tem uma técnica, mas em casa eu deixo um pouco de molho em água e sabão e esfrego. Uma vez por semana refaço esse processo citado e depois coloco todos eles na máquina, na parte de lavagem rápida. Para não desperdiçar água, lavo junto todos os tapetes de casa (aqueles menores) nesse mesmo ciclo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário