quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Seios envelhecem mais rápido que o resto do corpo

seios_dentro_img_principal

Tecido saudável tem cerca de três anos a mais do que o restante da pele

Que atire a primeira pedra quem nunca teve medo da “força da gravidade” começar a agir nos seios. Muitas vezes, a impressão é de que eles envelhecem mais rápido do que o restante do corpo, apesar dos esforços para mantê-los sempre bonitos e tonificados. Acredite, essa ideia é verdadeira, pelo menos de acordo com um novo estudo.

Cientistas da University of California, nos EUA, descobriram que a região realmente tem uma tendência a envelhecer rapidamente, isso porque os tecidos deterioram com mais velocidade que o restante do corpo. Para chegar a esse resultado, eles criaram um relógio focado na metilação, um processo que ocorre naturalmente e que altera quimicamente o DNA.

Os pesquisadores vasculharam 121 conjuntos de dados coletados em pesquisas anteriores sobre os tecidos humanos saudáveis e cancerígenos. Recolhendo informações de mais de 8 mil amostras de 51 tipos de tecidos diferentes, eles traçaram como a idade afeta os níveis da metilação a partir do nascimento até os 101 anos. Depois, comparou as idades biológicas de cada um com a idade cronológica.

Seios saudáveis são cerca de dois ou três anos mais velhos que a sua idade real. Em casos de câncer de mama, o tecido saudável próximo ao tumor tem cerca de 12 anos a mais que o resto do corpo. Eles acreditam que isso prove também que esse tipo de câncer é o mais comum nas mulheres a medida que elas envelhecem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário