quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Saiba qual a hora certa de fazer a criança largar a chupeta e a mamadeira

chupeta_dentro_img_principal

A chupeta e a mamadeira costumam ser usadas pelas mães para acalmar os bebês, e não é incomum que elas sejam largadas tardiamente, o que pode atrapalhar o bom desenvolvimento dos dentes. A hora de deixar os bicos para trás pode ser um verdadeiro desafio, principalmente quando a criança já adquiriu o hábito.

“Até os nove meses a criança está na chamada fase oral. Após esse tempo, a chupeta deve ser tirada porque ela vira uma necessidade por conta do vicio”.Quando tirada nessa fase da vida, a criança não sente falta do objeto. “Depois dos nove meses elas choram muito porque elas tem esse vício”.

Ao tirar a chupeta, é importante que você não volte a oferece-la, já que não há necessidade de uma parada gradual. “Não tenha medo de tirar e não vire refém da criança. Tanto  a mamadeira quanto a chupeta fora da fase ideal podem trazer danos para a mandíbula, dar otite ou até uma alteração facial”.

A mamadeira

A mamadeira está muito ligada ao sono e ao relaxamento do bebê, portanto, ela pode ser deixada por um prazo mais extenso. “Até os dois anos nós permitimos que continue, mas a partir de um ano e meio é interessante tirar a mamadeira da água e do suco gradualmente. O leite pode deixar porque corre-se o risco da criança parar de tomar, e é um alimento essencial para o desenvolvimento”.

Muitas vezes os pequenos não aceitam usar corpos assim que saem da mamadeira, portanto, é preciso empenho e envolve-lo na tarefa de encontrar o copinho. “Leve a criança para escolher o copo e faça disso uma diversão. Ela no geral não quer sair direto para o copo normal, quer um copinho de diversão, e existem muito modelos diferentes, coloridos, com canudo, e algum vai chamar sua atenção”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário