domingo, 8 de setembro de 2013

Reconheça problemas visuais nos primeiros meses de vida do seu bebê

bebe_dentro_img_principal

A primeira consulta

As duas profissionais dizem que a primeira consulta em um bebê com visão normal deve acontecer aos seis meses de vida, já que algumas condições podem passar despercebidas pelo teste do olhinho e se desenvolver nesse tempo. “A criança tem um estrabismo fisiológicoaté os seis meses, após esse período não é mais normal que ela tenha e pode fazer a consulta”, diz Daniella. De acordo com ela, a primeira visita ao consultório precisa ocorrer pelo menos uma vez até o primeiro ano, e se repetir aos três, quando a criança já consegue indicar uma possível dificuldade para enxergar.

Os cuidados em casa

Muitas vezes, os pais são os primeiros a reconhecer um problema visual. “Observe se a criança lacrimeja muito, se tem sensibilidade à claridade e ao sol, se começa a fazer aproximação dos brinquedos e da televisão, se tem tremor ocular e falta de coordenação. Às vezes a criança tem um olho um pouco torto, praticamente imperceptível, mas esse pouquinho já é suficiente para que ela tenha a visão prejudicada”, indica Nilce.

Outro ponto para você ficar atenta é às fotos de família. Em uma fotografia é comum que os olhos dos fotografados saiam com reflexo, que deve sempre ser vermelho. “Tem algumas crianças que quando você tira foto aparece o reflexo branco nos olhos. Se isso acontecer tem que levar ao oftalmologista, porque ela pode ter uma alteração na retina ou até mesmo umcâncer dentro dos olhos”, adverte Nilce. Daniella reforça também que o câncer, se não for tratado na primeira infância, leva a morte.

Se você acha que seu bebê pode ter algum problema de visão, é possível fazer um pequeno teste em casa. “A gente deve valorizar todos os sinais. Algo simples é tampar um olho da criança e mostrar a televisão ou brinquedo e ver se ela pega, se reage, e depois o outro. Geralmente, a criança nem deixa a mãe tapar o olho bom”, ensina Daniella. Se você fizer o teste e perceber que seu filho não reage da mesma forma com um dos olhos, ou que não deixa que você tape e até mesmo se ele se aproximar demais do objeto mostrado, é sinal de que é hora de marcar uma consulta médica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário