quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Alimentos combatem a retenção de líquido; saiba os indicados

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Responsável pelo visual inchado de mulheres e homens, a retenção de líquido é provocada pelo extravasamento de um fluido pobre em proteínas do sangue, que sai dos vasos sanguíneos em direção aos tecidos subcutâneos e tem dificuldade de ser eliminado pelo organismo. A causa do edema em diversas áreas do corpo está ligada, dentre outras razões, à ingestão excessiva de sal. Por isso, ficar de olho nos alimentos que são colocados no prato é uma maneira de combater o problema.

Enlatados, sopas de saquinho, molho de soja, sal, embutidos, defumados, queijos amarelos, frituras e aperitivos devem ser evitados, por serem ricos em sódio. No lugar, ou paralelamente, indica-se o consumo de alimentos com muita água na composição, pois, assim, o corpo consegue filtrar as toxinas com mais facilidade. Conheça, a seguir, sugestões para incrementar a dieta.

Uma das maneiras de diminuir o inchaço provocado pela retenção de líquido é apostar numa alimentação pobre em sódio.
À base de ervas como hibisco e cavalinha, os chás são bastante eficazes contra a retenção hídrica.
Por conterem muita água em sua composição, frutas como melancia, morango e laranja facilitam o trabalho de drenagem dos rins.
Hortaliças são ricas em magnésio e potássio, o que ajuda a combater o inchaço ocasionado pelo excesso de sódio.
Legumes como cenoura e beterraba são poderosos desintoxicantes, podendo ser consumidos frios em saladas ou cozidos em sopas. Foto: ShutterstockAlho, cebola, salsa, gengibre e pimenta são alguns exemplos de temperos que ajudarão a diminuir os inchaços, já que têm funções anti-inflamatórias. Foto: Shutterstock

Chás de ervas: à base de hibisco ou cavalinha, as bebidas quentes são bastante eficazes contra a retenção hídrica.

Frutas: por apresentarem muita água em sua composição, elas facilitam o trabalho de drenagem dos rins. Melão, melancia, morango, laranja, e limão são as mais recomendáveis para o tratamento, assim como a água de coco.

Hortaliças: esses vegetais verde-escuros são ricos em magnésio e potássio, substâncias que ajudam a combater o inchaço ocasionado pelo excesso de sódio.

Legumes: esses alimentos, em especial a cenoura e a beterraba, são poderosos desintoxicantes, podendo ser consumidos frios em saladas ou cozidos em sopas.

Temperos: alho, cebola, salsa, gengibre e pimenta são alguns exemplos de temperos que ajudam desinchar. Eles possuem funções anti-inflamatórias, o que garante bons resultados contra o problema.

“Esses alimentos devem ser consumidos em conjunto, para alcançar os efeitos desejados. O tempo da melhora dependerá de fatores da idade, considerando que pessoas mais velhas tendem a reter mais líquido”. Além disso, a prática de exercícios físicos favorece a eliminação de líquidos.

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