terça-feira, 16 de julho de 2013

Arquitetos dão dicas para uma decoração inspirada no estilo retrô. Siga já!

retro_dentro_img_principal

Na busca pela composição de um ambiente único, muitas pessoas têm se identificado com objetos no estilo retrô.  E o bacana desses itens é que eles não só trazem um toque irreverente no visual da casa, como também carregam um resgaste de memória de infância bastante nostálgico. Apesar do charme dessas peças, no entanto, é importante não deixar os ambientes com jeito de museu.

cadeira maria jovem ok

Brinque com diferentes estilos
O segredo de uma decoração retrô leve e harmoniosa, segundo o arquiteto Maurício, é justamente mesclar o novo com o antigo. “Não tente reconstruir um ambiente idêntico de uma determinada época. Procure misturar peças descoladas com outras menos despretensiosas”.  Noquatro, por exemplo, você pode combinar uma penteadeira da década de 1960 com uma moderna cama box. Ou então, colocar nesta mesma cama, uma cabeceira antiga, na cor vermelha, entre dois criados-mudos. “Eu trabalharia, ainda, com estampas na roupa de cama ou no papel de parede”.

ventilador retro63 ok

Use a criatividade
Reuniãozinha em casa com os amigos? Surpreenda os convidados colocando uma geladeira, com puxador e logotipo original dos anos 1930, nasala de estar. O eletrodoméstico, que um dia já foi muito útil para sua avó, agora serve de bar para guardar copos, taças, garrafas ou quaisquer outros utensílios. “Aqui, a ideia é de inserir o refrigerador em um ambiente mais descontraído e nunca no meio de uma decoração clássica, por exemplo”, diz a arquiteta Luiza. Outra sugestão é trabalhar com telefones coloridos, cadeiras, aparadores, cristaleiras e buffets, todos eles garimpados em lojas especializadas ou antiquários. “Se tiver um espaço mais neutro, pode investir em tecidos para almofadas e poltronas. Os de estampas geométricas, que lembram azulejos antigos, são uma boa pedida para quem não pretende gastar muito”.

ge

Barata e legal!
Outro toque de estilo são as cortinas de box para banheiro, que podem substituir as tradicionais portas de acrílico ou vidro. “Hoje em dia a gente encontra na internet para vender modelos bem humorados”, diz o arquiteto. Para os que procuram ser originais na decoração do espaço, osantigos armarinhos de remédio dos anos 1940, feitos em ferro e com porta de vidro, impressionam pelo estilo e beleza. Os espelhos podem, ainda, ganhar molduras, e as paredes,pastilhas de vidro coloridas, aplicadas somente em alguns pontos do local.

Irreverência e estilo
Na cozinha, o centro das atenções são as torradeiras, batedeiras e liquidificadores com design dos anos 1950 e 1960. “Até o relógio cuco da vovó, colocado em um ambiente mais contemporâneo, fica muito bem”, diz Maurício. As jarras, os copos e os pratos bico de jacaestão voltando, diz a arquiteta Luiza. Assim como os porta-temperos de parede e as panelas de ferro fundido, responsáveis por reproduzirem uma atmosfera mais antiga e irreverente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário