domingo, 16 de junho de 2013

Chás termogênicos são aliados do emagrecimento. Saiba preparar e incluir na dieta

cha_dentro_img_principal

Tomar a quantidade certa por dia e ficar atenta ao preparo otimizam os resultados

Um corpo enxuto, livre dos quilinhos extras que teimam em aparecer na silhueta, é um objetivo comum na vida das mulheres. No frio, é possível alcançar essa meta e, de quebra, ainda ficar bem quentinha. Como?  Bebendo os chás certos, que além de dar uma mãozinha na imunidade, também são potentes aliados na aceleração do metabolismo e no emagrecimento.

“Para acelerar o metabolismo e favorecer o emagrecimento, um dos segredos é tomar chá diariamente”, diz a nutricionista Liliam Teixeira, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Ingerir as infusões é sim eficiente, contanto que sejam usadas na medida certa. “Aliadas a uma alimentação correta eles podem ajudar bastante, o problema é que as pessoas querem que o chá faça efeito sozinho”.

As ervas da boa forma

Ingrid aconselha três ervas como ótimas opções para o emagrecimento. “Tem a Citrus aurantium, conhecida como laranja amarga, que é uma fruta bem amarga, tem uma ação similar a efedrina e age estimulando a quebra de gordura”, explica ela. A Garcinia cambogia, que inibe a formação de gordura, e o chá verde, que aumenta o gasto de energia e a oxidação das gorduras, também são recomendados pela nutricionista. 

Além das três, Liliam indica ainda as ervas de efeito termogênico, como o branco e vermelho(Camellia sinensis), fucus e hibisco. “Para fazer efeito, o ideal é tomar, durante duas semanas, de 500 ml a um litro por dia, nos intervalos entre as refeições principais”, ensina ela. 

Preparando do jeito correto

As duas nutricionistas dizem que a maneira de fazer a infusão é indispensável para o resultado. O jeito certo de preparo é ferver a água sem as ervas. Quando levantar fervura, desligue o fogo e acrescente as folhas, abafando com uma tampa por aproximadamente 10 minutos. Ao final, basta coar e servir ou, ainda, gelar nos dias mais quentes. Lembre-se de sempre tomar o preparado no dia. “Se o gosto amargo não agradar, dá para associar com chás como o de camomila e erva doce. Mas o açúcar, no máximo mascavo e em pouquíssima quantidade”, fala Ingrid.

Apesar da mistura de mais de um chá para emagrecer ser interessante, Liliam diz que não devem ser combinadas muitas ervas, pois podem entrar em conflito e atrapalhar o resultado. 

As profissionais alertam, ainda que é preciso tomar cuidado a ingestão demasiada de chá verde e da laranja amarga, que aumentam muito o batimento cardíaco. E Liliam também reforça a preocupação com a saúde: “Depois da ingestão por duas semanas, modere na dose, pois prolongar esse tipo de hábito a longo prazo pode trazer efeitos adversos, como um prejuízo na absorção de diversos nutrientes pelo organismo”. 

2 comentários:

  1. Aaaheu já tentei várias vezes tomar chá verde mas nunca consigo levar em frente, acho ele muito ruim hheeheh

    Beijos Fer
    bycoisasdeguria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. A pedido da Administração da Parceria Blogueiras Unidas, estamos visitando os links que constam na lista e levando todos que estão postando o banner BU, a carteirinha e o selo das turmas que pertencem, para a reedição da lista, caso não esteja assim em seu blog, favor preencher o formulário no http://parceriaentreblogsdeartesanato.blogspot.com.br
    contamos com você em nossa parceria te aguardamos, pois teremos muitas surpresas, mais detalhes em nossa postagem no link acima.
    Obrigada pela atenção, fique com Deus.

    ResponderExcluir