quarta-feira, 22 de maio de 2013

O inverno é a época ideal para a poda e limpeza do jardim

rib_--1_1369230476.8
 
Além de beneficiar as plantas, que estão em seu período de repouso, fazer a poda no inverno evita a destruição dos ninhos de pássaros nativos, que começam a se reproduzir na primavera.

Fazer a manutenção do jardim executando a poda e a limpeza de árvores e demais plantas é fundamental para que as espécies novas cresçam e se desenvolvam e para que as plantas adultas mantenham sua saúde, vigor e beleza.

De acordo com o paisagista Donizeti Santos*, que há vinte anos se dedica à criação, execução e manutenção de jardins em Ilhabela, a poda profissional de formação e limpeza deve ser feita durante o inverno, por vários motivos:

- A incidência de luz é menor no inverno e a poda e limpeza nesta época permitem maior entrada de luz e melhor ventilação no jardim e na casa.

- No inverno as plantas entram em fase de descanso, tendo maior atividade na produção de raízes. Eliminando o excesso de galhos velhos e folhagem, a planta não desperdiça energia.

- A poda profissional de formação e limpeza deixa a vegetação mais bonita, melhor modelada e preparada para a Primavera.

- Os pássaros começam a fazer ninho e procriar já no final de inverno e esta fase se estende até o final da primavera. Uma poda nesta época pode ser fatal, matando muitos pássaros desnecessariamente.

- Respeitando este ritmo natural da flora e fauna, as plantas iniciam a primavera com toda energia e logo ficarão lindas sem prejudicar nenhum passarinho. A natureza agradece e seu jardim fica mais bonito.

“Vale lembrar que a execução da poda requer técnica e conhecimento, pois feita de forma errada pode prejudicar a planta e até levá-la a morte. Para evitar surpresas e transtornos, conte sempre com a ajuda de um profissional.”

No caso das aves do Brasil a época reprodutiva é descrita geralmente como sendo entre setembro a janeiro. É importante lembrar também que pela Lei de Crimes Ambientais (lei 9605/98, art.29, x 1° incisos I e II), tanto as aves silvestres quanto seus ninhos estão protegidos e, portanto, não podem ser removidos.

Dessa forma, o correto é evitar a poda das árvores que estiverem sendo utilizadas para a reprodução das aves, salvo os casos de poda emergencial, onde o manejo não pode ser adiado e seria plenamente justificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário