sexta-feira, 19 de abril de 2013

Efeito sanfona nunca mais! Saiba como manter o novo peso depois da dieta

sanfona_dentro_img_principal

Você entra com tudo na dieta, malha e chega ao tão sonhado peso ideal. No entanto, essa felicidade dura pouco: é o efeito sanfona começando a dar as caras! Para te ajudar a manter os quilinhos perdidos longe, o DaquiDali conversou com duas nutricionistas que esclarecem as dúvidas e dão dicas valiosas para manter o corpinho em dia.

Emagrecimento relâmpago
O reganho de peso é comum, principalmente quando foi feita uma dieta para emagrecimento rápido.  “Após uma dieta extremamente restritiva, o reganho de peso é alto, porque a pessoa não teve tempo para iniciar uma reeducação alimentar, para reestabelecer um equilíbrio no organismo, para que ele possa assimilar sua realidade de ser magro”, conta. Ela diz que o organismo possui uma memória de peso, e quando você faz uma dieta relâmpago não dá o tempo necessário para que seu corpo aceite o novo perfil.

A nutricionista  reforça que os efeitos das dietas emergenciais são temporários. “Isso ocorre pois a pessoa não se preocupa com sua condição de saúde atual, apenas observa que está fora do peso, escolhe aleatoriamente uma dieta milagrosa e inicia o processo, que pode surtir algum resultado temporário”.

Invista em variedade
Outro motivo comum para os quilos voltarem é a monotonia das dietas. Como você se privou dos alimentos que gosta e que está habituada, ao sair do regime a vontade de consumir pratos gostosos e calóricos é imensa. Portanto, permita-se comer aquilo que te dá prazer, ficando atenta apenas a moderação e balanceando com itens saudáveis e com menos calorias. “Estas dietas restritivas privam da alimentação tradicional, de eventos sociais e com o tempo a pessoa perde o estímulo e força de vontade”, acrescenta Maria Angélica.  “Uma pessoa que está obesa ou em sobrepeso deve iniciar o processo de readequação dos hábitos alimentares e deverá permanecer nas novas propostas. Não é viável a manutenção do peso fazendo dieta por um tempo e depois voltar aos velhos hábitos”.

Combine estratégias
Uma mudança de rotina alimentar e exercícios físicos é indispensável para manter longe o efeito sanfona. “A perda de peso através de alimentação saudável e balanceada irá promover uma perda de peso lenta e gradativa e, com isso, haverá tempo para uma adequação metabólica”.

A dica  é adotar continuamente um bom cardápio e consolidar novos hábitos e respeito ao descanso, sono  e lazer. “Vale ainda consultar um nutricionista, pois as necessidades nutricionais, os hábitos e a disponibilidade para execução do projeto são individuais”, pontua.

Continue a consumir alimentos saudáveis e pouco calóricos, como saladas, legumes e frutas, misturados ao que você gosta e te dá prazer, e não se esqueça de beber muita água.  O ideal é comer com moderação, sem ultrapassar a necessidade calórica do seu corpo.

Um comentário:

  1. preciso urgente das dicas pois só emagreço e engorso, obrigada
    seguindo o blog se puder retribui
    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir