sábado, 6 de abril de 2013

Como decorar a casa com fotos. Aprenda agora!

hall 555 x 324

Sugestões ajudam a matar as saudades de pessoas e relembrar momentos especiais


Escolher o sofá, as cortinas e a roupa de cama pode deixar a sua casa bem mais moderna e bonita. Para dar aquele ar aconchegante, de intimidade e alegria, no entanto, há um elemento infalível e muito mais barato do que quadros: usar fotos de momentos especiais pelos cômodos. A maneira de dispor as imagens pela casa faz toda a diferença entre uma parede descolada e bem ilustrada e outra que parece uma verdadeira bagunça, como conta o arquiteto Thoni Litsz. Ele dá algumas dicas de como completar essa divertida tarefa.


Natureza-morta
Não chega ser uma regra, mas evitar fotos de pessoas na sala de jantar é uma dica do arquiteto. Principalmente se houver crianças na casa. “Esse é um local em que as pessoas fazem suas refeições, e a ideia é que se tenha imagens ligadas à natureza-morta (tipo de pintura ou fotografia em que se vê seres inanimados, como frutas, flores, livros, taças).”, ele explica.

quarto 555 x 324

Menos é mais
Diferentemente do que se falou acima, fotos de pessoas podem, sim, serem usadas na sala de estar. No entanto, para a decoração não ficar “poluída” demais evite o uso em excesso dos porta-retratos, é o que sugere Thoni Litsz. “Acaba limitando os espaços. O que eu gosto é eleger uma parede e nela, então, criar um belo painel. Tenha também o bom senso na hora de mesclar as fotos coloridas e em preto e branco. Você pode colar três coloridas para cada dez em preto e branco”. Quanto aos tipos, Litsz diz que vale imagens de viagens, uma ou outra de casamento, família, aniversário, amigos.

Na cozinha, de tudo um pouco, menos...
...imagens de pessoas com biquíni e sunga, diz Thoni. “Acho supercafona! Esse é um ambiente em que dá para colocar um misto de tudo”. Além das fotos de comidas e bebidas, vale também investir em painéis de aviso. “As pessoas gostam de colocar retratos delas mesmas quando querem emagrecer. Não só ajuda na dieta como também é algo divertido”, ele diz.

sala-555-x-324_img_principal

Fundo do mar para acalmar
Fotos supercoloridas são uma boa ideia para quarto das crianças. No entanto, essa dica vale para os pequenos de até quatro anos. “Com cinco, seis, eles já estão mais agitados e aqui a sugestão é investir em tons pastéis, justamente para acalmá-los”. O arquiteto sugere também temas que remetem o fundo de mar. “Isso acalma”, ele diz. Está com um recém-nascido? Aposte em retratos da própria criança ou com motivos circenses, que são alegres e divertidos.

Espaços coletivos...
...como hall, por exemplo, são ótimos para exibir as boas lembranças da festa do casamento, a viagem de lua-de-mel, férias. “Esse é um excelente lugar. Você pode colocar todas as fotos com uma mesma moldura e de preferência uma que tenha a ver com a cor principal da imagem. Fique atenta também à iluminação. Ela faz toda a diferença no conjunto como um todo. Principalmente quando a foto é de paisagem”, firma Thoni.


Novos formatos
Não sabe bem o que fazer com aquela foto incrível clicada do Instagram? Experimente um site chamado Samba Pix. Com ele, você consegue revelar imagens digitais de um jeito diferente, usando molduras e papéis especiais para a impressão. Imagine a carinha do seu cachorrinho de estimação em um imã de geladeira. Ou então, o rostinho do seu namorado em estilo vintage para ser colocado no criado mudo do seu quarto? Bacana, não é mesmo?! Uma maneira divertida de decorar a casa sem deixar os ambientes todos com a mesma “cara”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário