sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Sal, açúcar e farinha. Vilões disfarçados

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Presentes na culinária brasileira, os pós brancos sempre aparecem nas receitas mais deliciosas. Bolos, tortas, doces, salgadinhos... Mas por que esses ingredientes fazem mal? A explicação é um pouco complicada. O açúcar e a farinha, para ficarem branquinhos, passam por um processo industrial de refino. Esse processo é importante porque garante o aumento da validade desses alimentos e facilita o armazenamento e transporte. Porém, no processo de refino os grãos naturais perdem propriedades nutricionais até ficarem brancos. É um processo químico e mecânico. Tanto o melaço da cana-deaçúcar quanto o trigo integral são ricos em nutrientes (entre eles o ferro), vitaminas, sais minerais e fibras. Em seu estado integral esses alimentos fariam parte do grupo de alimentos reguladores, ajudando nas funções digestivas e regulando os intestinos.

A armadilha
O açúcar e a farinha refinados guardam a instrução molecular da composição integral e, quando ingeridos, roubam dos outros alimentos o complemento molecular que lhes falta. Por exemplo: quando comemos bolinhos de espinafre feitos com farinha de trigo refinada, temos uma perda considerável no valor nutritivo desse alimento. A farinha de trigo refinada absorve parte do ferro do espinafre antes dele ser absorvido pelo nosso organismo. O mesmo acontece com o açúcar. O açúcar refinado também rouba nutrientes de outros alimentos. Alguém já ouviu falar que comer um hambúrguer e tomar uma coca-cola é como se não tivéssemos feito nada? A quantidade de açúcar da coca-cola é tanta que rouba as proteínas da carne.

E o sal?
O sal é refinado, mas o problema dele não está no refino. O sal é um mineral, e como todos os demais minerais, deve ser ingerido em quantidades mínimas. Os minerais equilibram funções do organismo. O sal é responsável pelo equilíbrio ácidobase do nosso corpo. Ele controla a quantidade de água em nosso organismo, as reações musculares, os impulsos nervosos e os ritmos cardíacos. Se exagerarmos sistematicamente no sal, certamente iremos ter desequilíbrios nessas funções: aumento da pressão arterial, acúmulo de água, dores musculares

E agora?
Devemos limitar o uso do sal em cerca de 4g por dia (uma colher de café). Se você for hipertenso deverá reduzir mais ainda (consulte um médico).
• Prefira alimentos elaborados com farinha de trigo integral.
Hoje em dia encontramos diversas opções de massas, pães e demais alimentos produzidos com essa farinha;
• Substitua o açúcar refinado por açúcar mascavo;
• Os adoçantes também têm seus efeitos colaterais;
Mas esse é outro assunto.

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