quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Remover manchas de tecidos e estofados

vinho-no-tapete

TIRAR MANCHA DE CANETA: Se o sofá for de couro, você pode remover a mancha utilizando algodão e creme nivea. Caso não funcione, umedeça a mancha com uma quantidade mínima de álcool ou solvente para limpeza a seco. Seque imediatamente com toalha de papel. Repita a operação até que a mancha desapareça. Caso a mancha seja antiga ela não deve sair com esse processo, Sendo assim entre em contato para uma avaliação técnica sem custo.

TIRAR MANCHA DE VINHO: Se o sofá for de tecido ou veludo, você pode tirar a mancha com uma solução de vinagre. Caso não funcione. Use loção de barbear. A espuma é um bom removedor de manchas de sofá. mergulhe imediatamente a peça manchada numa vasilha com leite, ferva a peça no leite e deixe de molho até a mancha desaparecer. Use vinho branco para remover manchas de vinho tinto no carpete. Se a mancha tiver mais que 10 centímetros o ideal é fazer a lavagem a seco, neste caso entre em contato e agende um orçamento gratuito.

TIRAR MANCHA DE GRAXA: Colocar em cima da mancha uma camada de manteiga ou de margarina.Deixar agir algumas horas.Tirar o grosso da gordura raspando delicadamente com uma espátula,em seguida limpar como uma mancha de gordura. Essa mancha pode não ser removida de forma caseira, sendo importante a interseção de uma empresa profissional que utilize produto apropriado para não danificar permanentemente seu estofado.

LIMPAR MANCHA DE SANGUE: Esfregue a área com água fria utilizando uma esponja e esfregando levemente a partir do centro. Se a mancha permanecer, aplique um tira-manchas líquido com algumas gotas de amônia (mas não use amônia em seda ou lã). Cubra a mancha com um pano umedecido com o tira-manchas e a amônia. Deixe repousar enquanto a mancha é removida, trocando o pano conforme ele for absorvendo a mancha. Mantenha a mancha e o pano sempre umedecidos com o tira-manchas e a amônia. Enxágüe bem com água fria (usando o removedor de manchas para soltar os materiais e resíduos de mancha e do tira-manchas), certificando-se de remover todos os resíduos de amônia. Deixe secar completamente

TIRAR MANCHA DE CAFÉ: Manchas de café em roupas de algodão branco: Umedeça com água oxigenada e logo em seguida lavar com sabão de pedra Lave com água morna e glicerina ou passe uma pedra de gelo sobre a mancha. As manchas saem com uma mistura de bicarbonato de sódio e água. Para tirar manchas de café antigas basta esfregar um pano umedecido com vinagre branco ou álcool.

MANCHAS DE CHOCOLATE: em lã esfregue algodão ou um pano embebido em glicerina. Use depois outro pedaço de algodão, molhado em água morna, para retirar a glicerina. Em algodão de cores firmes: Embeba a mancha com álcool e, depois, com água quente (com algumas gotas de amoníaco). Seda, náilon, ou fibra sintética (ou lã fina): umedeça, prudentemente, com tetracloreto de carbono; enxugue com uma toalha levemente; recomece com tetracloreto, exercendo alguma pressão, sem esfregar, para não alterar as cores ou a textura do pano

CHICLETE: Passar uma pedra de gelo até que a mancha endureça .Raspar com uma espátula e completar com lavagem conforme indicado na etiqueta da roupa. Se estiver em casa, tente este processo mais simples: pegue a roupa ou o sapato com chicletes e embrulhe com plástico.Coloque o saco no congelador e deixe lá por algumas horas. O chiclete se desprenderá.

ERVAS: Esfregar ligeiramente com um pano embebido em álcool comum.Se a mancha persistir: para o tecido de algodão branco ou de cor resistente, mergulhar a peça em água misturada com cândida,para outros tecidos utilizar álcool 90º ou vinagre branco.

FERRUGEM: A mancha de ferrugem deve ser eliminada de imediato para evitar que provoquem um buraco. Utilize suco de 1/2 limão adicionado de uma colher ( de café ) de sal refinado.Produtos específicos para ferrugem também podem ser encontrados em farmácias e supermercados.

FRUTAS E LEGUMES: As manchas de frutas e legumes se oxidam ao ar e sobretudo ao calor ( na secagem ou quando passa o ferro). Elas adquirem uma coloração morena se fixam nas fibras . Aconselha-se lavar rapidamente o tecido manchado.Passar levemente um pano embebido de vinagre branco, ou de água oxigenada 10 volumes. Coloque leite fervente sobre os tecidos manchados por frutas. Assim as manchas sairão facilmente.

LAMA: Deixar secar, em seguida escovar(escolha a densidade da escova conforme o tipo de tecido).Para apagar o vestígio,passar no tecido um dos produtos: - Água com vinagre - 2 colheres de sopa de vinagre branco diluído em 1/4 de litro d'água - Água com amoníaco - 1 colher de sopa de amoníaco para 1/2 litro d'água.

MOFO: Em tecido branco ou de cor resistente:mergulhar e deixar um pouco na água com cândida diluída. -Em tecido de cor: umedecer com suco de limão. -Em tecido sintético ou seda:molhar num banho de leite crú.

CERVEJA: Passe algodão com álcool sobre a mancha e lave com água morna e sabão. Se não sair, tente aplicar água oxigenada sobre a mancha, aguarde alguns minutos e lave com água quente.

TINTA: (De caneta esferográfica) -Sobre a lã : esfregar com álcool. - Para retirar manchas de tinta de canetas em tecidos, deixe-os de molho em leite cru. - Sobre o algodão:remover com tetracloreto de carbono ou solvente apropriado para tecidos. -Sobre o poliéster: Remover com solvente incolor para esmalte de unhas.

TTANSPIRAÇÃO (suor): - Em tecido resistentes : esfregar a mancha com água oxigenada. -Para tecidos delicados:deixar de molho e meio dia em água fria adicionada de vinagre branco

GORDURA: o truque mais fácil é muito conhecido: cobrir imediatamente a mancha com bastante talco. Deixe o talco por 12 horas sobre a mancha e depois escove: na maioria dos casos ,a mancha sai com o talco. Se a mancha resistir, coloque mais talco, mata-borrão e passe o ferro, bem em cima do mata-borrão. Se você não tiver talco, espalhe sal fino. em seda esfregue magnésia e exponha ao calor do fogo: a magnésia absorverá imediatamente a gordura.

PERFUME: coloque a mancha sobre um mata borrão branco e limpo e esfregue-a com algodão embebido de álcool. Deixe o álcool secar expondo o tecido ao sol.

ESMALTE DE UNHA: Use a acetona ou o removedor de esmaltes e em seguida lave com água e sabão. Sempre coloque um outro tecido atrás para que a mancha possa ser transferida. Atenção; Não use a acetona sobre um tecido de acetato. Ela vai destruí-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário