segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O metabolismo – o que é?

timthumb

O corpo humano é uma máquina formidável e complexa. Nunca para! Para garantir que tem a energia necessária para funcionar, conta com um sistema operativo eficaz. Este sistema chama-se metabolismo e engloba o conjunto das atividades, das mutações e das trocas químicas realizadas em todos os tecidos e em cada célula para responder às necessidades de energia do corpo. Permite também a formação, a manutenção e a reparação dos tecidos, assim como a elaboração de uma série de substâncias indispensáveis. É ainda responsável por transferências de energia importantes. Toda a ação metabólica depende de três fatores: da função hormonal, da alimentação e da temperatura ambiente.

O metabolismo basal corresponde à energia gasta nas reações químicas elementares, indispensáveis para manter viva uma pessoa em repouso. Será o responsável, em alguns de nós, pela tendência para a obesidade?

As opiniões dos especialistas dividem-se. De facto, certos aspetos relacionados com o metabolismo podem estar na origem do problema. Cabe ao seu médico e ao nutricionista fazer essa análise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário