domingo, 16 de dezembro de 2012

Craberry é alimento funcional, não engorda e previne infecções

cranberry-saude-infeccao-emagrecer

Uma frutinha superpopular nos Estados Unidos está aos poucos sendo conhecida também entre os brasileiros. A cranberry, nomeada oxicoco por aqui, embora não seja cultivada no Brasil, já está nas prateleiras dos supermercados em forma de suco industrializado. A ótima notícia é ela não engorda e ainda ajuda as mulheres quando o assunto é infecção do trato urinário.

O problema é bem mais comum do que nos homens, aparecendo mais em meninas com idades entre 20 e 40 anos e grávidas. Isso acontece graças à anatomia do corpo da mulher, já que o canal da uretra tem apenas três centímetros e fica próximo ao ânus, facilitando o contato do organismo com bactérias. E é justamente aí que a cranberry age!

“Estudos comprovam que ela apresenta compostos muito eficientes para prevenir contra a infecção urinária, que inibem a aderência das bactérias nas vias urinárias”, explica o nutrólogo Maximo Asinelli, que indica o consumo ideal. “Todas as mulheres devem beber ao menos um copo de suco de cranberry diariamente, de preferência pela manhã. Para as que já sofrem com problemas recorrentes do trato urinário, o melhor é bebam de dois a três copos todos os dias”.

Mais benefícios

Segundo o especialista, a cranberry é riquíssima em antioxidante, o que previne contra doenças e retarda o envelhecimento. Ainda é fonte de vitaminas A, C e K. “Além de tudo, não engorda, já que tem pouquíssimas calorias, desde que consumida sem açúcar. Podemos dizer que é um alimento funcional, que não apenas promove saciedade, mas também traz benefícios à saúde”, garante Asinelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário