quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Lição de casa

1232388927_pais_estudando_com_o_filho_560x4201

A tarefa de casa, é a parte fundamental do aprendizado escolar. Mais é bem trabalhoso, eu sei bem isso aqui em casa (rs).Por isso os pais devem sempre estar atentos á dedicação aos filhos dão a ela, orientando ou apenas supervisionando a execução de atividades, dependendo da faixa etária da criança.

Ajuda dos pais

A partir do 2º ano do ensino fundamental, os pais já devem organizar uma rotina que ajude a criança a fazer a lição de casa com mais facilidade. Assim, estipule horários determinados, desligue a TV ou qualquer aparelho que possa distrai – la e coloque – a em um lugar adequado, onde ela possa fazer o dever sentada, com claridade sem muitas interferências externas.

Os pais devem verificar se o filho vai precisar de algum material especifico como revistas para recortes e pesquisas.

No final podem rever a tarefa junto com o filho. Nesse momento é importante valorizar o que esta bem feito e chamar a atenção para o que poderia melhorar.

Independência

Após os 10 anos, o tempo dedicado aos estudos pode aumentar para duas horas, sendo que as crianças precisam ter autonomia para faze –la .

O ideal é que o aluno que estuda pela manhã , por exemplo, faça um pequeno descanço após o almoço para que então começar a fazer a lição de casa. Fazer lição á noite não é indicado, pois seu filho não terá a mesma atenção, já que estará cansado.

Lembre-se a otina de lição é um processo que se inicia cedo, porém faz com que o aluno ao longo do tempo, agir naturalmente com os estudos, será bem mais fácil quando for na hora de prestar um vestibular, futuramente!

Boa sorte!

Um comentário:

  1. É verdade, os pais tem q estar sempre lado a lado com os filhos, e ter rotina é fundamental. Super beijo. Seguindo.

    www.ruthinhacardoso.com

    ResponderExcluir