segunda-feira, 23 de julho de 2012

Especial férias de julho: Pipas (papagaio)

Pipa-passo-a-passo

Você quer fazer uma pipa, mas não lembra como, não é? Não se preocupe caro leitor, iremos te dar uma ajudinha para confeccionar sua própria pipa, ou papagaio.

Os materiais

Para fazer uma pipa “carioca”, são necessários alguns materiais:
• 3 varetas (uma com 50 cm, duas com 30 cm.);
• Papel de seda (na cor que desejar);
• Linha de pipa (a famosa “linha 10”);
• Cola branca, palito de dentes e tesoura;
• E muitas sacolas plásticas.

Passo 1

Pegue a vareta maior e amarre uma das menores a 10 cm da ponta, como uma cruz. A segunda vareta deve ser amarrada a 19 cm da primeira. Passe a linha por toda a volta da armação, conforme vemos na figura.

Passo 2

Corte o papel. Para isso, posicione a armação sobre a folha aberta e, com a tesoura, recorte deixando uma margem excedente de aproximadamente dois centímetros. Dobre todas as bordas e cole-as na “capa” da pipa, como se estivesse embrulhando a linha da armação.

Neste ponto, sua pipa deverá ter o aspecto final. Ou quase, visto que precisamos ainda dar a envergadura e colocar o estirante.

Passo 3

Para envergar a vareta superior (somente ela), segure nas pontas e entorte como se fosse quebra-la (mas cuidado para não forçar demais), e amarre com a linha, formando um arco.

Passo 4

Para o estirante, faça dois furos com o palito mais próximo possível da junção da vareta superior e amarre a linha em torno dessa junção, deixando cerca de 50 cm da linha com folga, e amarre na extremidade inferior. Cerca de 5 cm da amara superior, faca um laço para poder prender a linha e pronto, o cabresto está finalizado.

Passo 5

A etapa final é a confecção da “rabiola”. Para isso, dobre as sacolas plásticas na vertical, e corte as alças e o fundo, e corte pequenas “fatias” de sacola. Desenrole-as, corte-as ao meio, amarrando em outro pedaço de linha.

Lembre-se: quanto maior a rabiola, mais estável será a sua pipa.

Agora que sua pipa está pronta, divirta-se e lembre-se sempre de nunca empiná-la em áreas com fiação elétrica.

Um comentário:

  1. Eu ja fiz pipa para meu primo ;D
    Beijos
    Participa do sorteio lá no blog!
    http://estiloeamor.blogspot.com.br/2012/07/primeiro-sorteio-do-blog.html

    ResponderExcluir