terça-feira, 24 de abril de 2012

Conservando a bateria do Notebook

notebook

Seguindo um pouco o post anterior que falava sobre ‘como’ usar (ou não usar :-P ) um computador, irei fazer uma espécie de “guia” sobre baterias de notebooks; como conservá-las melhor, aumentar sua vida útil, etc.

Passei um bom tempo “colhendo” informações, já que algumas vezes a explicação de um site contrariava o que outro [site] havia escrito. Não pretendo entrar na ‘chacota’, pois todos os artigos tiveram seus pontos fortes e médios (nenhum fraco). Então, vamos lá…

Ao contrário das baterias de NiMn e NiCd as de ions de lítio (Li-ion – mais usadas hoje) não causam efeito memória o famoso “vicio de bateria”.

Uma bateria tem uma vida útil que varia de 500 a 800 ciclos de carga/descarga, em média de dois a quatro anos de uso. É óbvio que o uso intenso — com carga/descarga — pode diminuir sua vida útil, em alguns casos fazendo a bateria ter [apenas] um ano de vida.

Um erro muito comum são as pessoas carregarem totalmente sua bateria e, em seguida, guardá-la para usar posteriormente. Acontece que a bateria perde a capacidade da carga de antes. E se acontecer da bateria ‘descarregar’ totalmente (descarga profunda) ela poderá se tornar irrecuperável.

Outro erro parecido com esse é deixar a bateria com apenas um restinho e guardá-la. Ao perder esse restinho, a carga poderá chegar a 0% o que nos remete ao ponto tratado no parágrafo anterior (descarga profunda). [Já vi recomendações de que as baterias devem ser carregadas até cerca de 50% antes de serem armazenadas.] E lembre-se, ficar retirando e colocando a bateria pode causar desgastes no contato entre a bateria e notebook, ocasionando “folgas” (espaços) entre a bateria e o notebook o que poderia gerar um mau-contato.

Outro conselho é não fazer carga/descarga todos os dias, porque você estará reduzindo os ciclos de carga da bateria, conseqüentemente você estará diminuindo sua vida útil. Muitos, inclusive eu, recomendam fazer a carga/descarga pelo menos uma vez por mês, isso quer dizer deixar a bateria chegar em 1% e colocá-la para carregar até os “100%”.

“Tudo bem, entendido! Mas como faço para reduzir o consumo de energia enquanto utilizo o notebook na bateria?”

Olha, essa é uma pergunta complicada, pois tudo depende de como será usado o notebook.

Mas eu diria que a melhor maneira para reduzir o consumo de energia é você criar o seu próprio esquema de energia.

Colocar a tela para desligar após um minuto de inatividade e modo de espera após três minutos pode ser útil, entretanto é preciso tomar cuidado para não priorizar a redução de energia e perder desempenho no sistema.

Se você estiver em um ambiente claro outra maneira para reduzir o consumo de energia é escurecendo a tela. Recomendo essa opção apenas para lugares bem iluminados, afinal vista cansada é “de matar” qualquer trabalho… Ah, e se você estiver em um ambiente em que não tem Wi-Fi, desabilite.

É isso… qualquer dúvida fiquem a vontade para perguntar.

3 comentários:

  1. Achei muito legal as suas dicas, to seguindo seu cantinho se quiser conhecer o meu? fique a vontade

    Blog:
    http://asamigasdabeleza.blogspot.com.br/

    página no face:
    http://www.facebook.com/AmigasDaBeleza

    Twitter:
    @_amigasdabeleza

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. ADOREI A DICA.
    BJINHOS

    COISAS DE GABI

    http://thingsgabi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi miguinha, adorei seu cantinho e já fiquei por aqui.
    http://meninamulhercomglitter.blogspot.com
    bjins,

    ResponderExcluir